📖 Ninguém vai te pedir para criar nada: Murakami

Pessoas comuns criam coisas incríveis...

▫️ São pessoas como nós que criam coisas incríveis, esse tabu de talento em criatividade é um elitismo bobo.

▫️ O Murakami decidiu escrever um romance durante um jogo de beisebol e foi a partir desse momento que ele virou romancista.

Ninguém vai te pedir para criar nada, é uma escolha sua!

▫️ Ideias vão dar errado, mas no pior dos casos, você vai ter mais histórias para contar.

Por que esse tema pode ajudar:

Haruki Murakami é um autor japonês de ficção, mas e aí, o que dá pra aprender com ele?

Ele é “gente como a gente“, uma pessoa comum.

E mesmo assim é um autor de livros incríveis como “A Crônica do Pássaro de Corda” e “Caçando Carneiros”.

Pessoas comuns criam coisas incríveis.

Existe um tabu em cima de criatividade, de que só algumas pessoas tem talento.

A ideia aqui é te mostrar o contrário.

Uma pessoa normal né?

Ninguém vai te pedir para criar nada, é uma escolha sua!

Se a gente deixar “o vento levar”, vamos criar rotinas não gostamos, entrar em trabalhos que não gostamos, com pessoas que não gostamos.

Precisamos ser mais intencionais.

O que quero dizer é: não comecei a correr porque alguém me pediu para me tornar um corredor.

Assim como não me tornei um romancista porque alguém me pediu para ser um.

Certo dia, do nada, quis escrever um romance. 

E um dia, do nada, comecei a correr - simplesmente porque eu quis.

Sempre fiz o que tive vontade de fazer na vida.

As pessoas talvez tentem me deter, e me convencer de que estou errado, mas não vou mudar.

Trecho do livro “Do que eu falo quando eu falo de corrida” do Murakami.

O Murakami conta a história de que, do nada, ele teve a vontade de escrever um romance no meio de um jogo de beisebol e a partir dali surgiu seu primeiro livro. (bem aleatório né)

Olha como foi o exemplo da Tripulantes:

Eu sempre tive vontade de criar algo, mas sempre inventava várias desculpas para não fazer nada.

(toda mudança é desconfortável e por isso criamos desculpas)

Um dia só decidi finalmente tirar esse projeto do papel. 

você e eu somos mais parecidos do que você imagina.

(aqui é só uma sexta-feira de manhã na frente do teclado escrevendo essa edição, tomando um cafézinho e escutando “Yes I’m A Mess“ do AJR.)

Criar é difícil, mas vale tentar.

Não importa se você quer criar por hobbie ou como uma tentativa de EUpreendedorismo.

Querer expressar sua criatividade é o melhor motivo para mudar e começar a criar algo!

Demorei demais para entender que gostar do processo é a parte mais importante de qualquer projeto.

(desde descobrir o que você vai fazer até realmente fazer, aproveita a jornada)

Angry Courage The Cowardly Dog GIF

Não sabe nem por onde começar?

Seus interesses são o melhor lugar para começar:

Gosta de basquete? e se você falasse sobre as rodadas da NBA.

Tá estudando marketing? e se você compartilhasse o que está aprendendo.

Gosta de livros? e se você encontrasse um jeito de compartilhar os melhores.

“Ah, mas já tem gente fazendo isso“, a melhor resposta pra esse comentário é:

Somos únicos, nunca vai existir alguém que vai fazer do SEU jeito.

E se der errado? Se você se sentir perdido(a) no caminho:

Sua página do instagram deu errado? Viu que escrever era mais difícil do que parece? Seus posts do LinkedIn estão flopando? Seu canal do youtube tá lá juntando poeira?

Orlando Magic Basketball GIF by NBA

Acertar é foda, mas uma hora vai!

Também faz parte, mas pra você não se sentir sozinho(a):

  • Já tive uma página de desenhos no insta (que era ruim mesmo)

  • Uma ideia de uma marca de camisetas vintage (claramente o álcool deixou a ideia muito mais legal)

  • Um medium com textos e resenhas de livros (não sabia escrever)

  • Um podcast falando da vida (esse ficou bom, mas eu e meu amigo desistimos)

  • A ideia que deu origem a Tripulantes era uma newsletter chamada “Caçando Carneiros“ (aproveitando que estamos falando do Murakami) com a proposta de compartilhar “ideias para te fazer sonhar, ou dormir

Tudo isso pra falar que vai dar errado mesmo, é muito difícil acertar de primeira.

Mas na pior das hipóteses todas essas tentativas são histórias para contar e como diz a música 100 Bad Days do AJR:

I wrote a song that no one knows
I played a show and no one showed
Oh my God, I felt so alone, lucky me

When all is going wrong and you're scared as hell
What you gonna do? Who you gonna tell?
Maybe a hundred bad days made a hundred good stories
A hundred good stories make me interesting at parties

_ traduzindo seria algo assim:

Escrevi uma música que ninguém conhece
Toquei em um show e ninguém apareceu
Meu deus, me senti tão sozinho, sorte minha

Quando tá tudo dando errado e você está com medo
O que você vai fazer? Pra quem você vai contar?
Talvez 100 dias ruins escrevam 100 boas histórias
100 boas histórias me tornam interessante em festas

Para continuar nesse buraco de coelho:

Acabei de ler agora “O ato criativo” do Rick Rubin, é um livro que fala sobre ideias ao redor da criatividade e tem tudo a ver com esse tema!

(parece muito mais um monte de ideias soltas sobre temas diferentes, não espere um guia de criatividade hahaha)

E falando de Murakami, vou recomendar “Sul da Fronteira, oeste do sol”, é um livro mais curtinho dele (emprestei esse livro e nunca mais vou ver ele):

Essa é a edição 13/26 do desafio Alphabet Superset, que é criar algo toda semana durante 26 semanas.

O tema de cada semana começa com uma letra do alfabeto, então o tema de semana que vem começa com N.

Quer começar uma newsletter e não sabe por onde começar? Fiz esse guia em PDF de graça pra servir como empurrãozinho pra você começar!
Você escreve no LinkedIn, mas também acha o analytics ruim? Montei esse template para ajudar! (R$27,00)
Quer ajudar para criar autoridade no LinkedIn? Também ofereço um serviço de Assessoria.

🏳️ sábado que vem te vejo aqui no mesmo horário!

Join the conversation

or to participate.