🏳️ Por que Tripulantes?

O que é esse projeto e o que esperar dos conteúdos!

Entre as 8 bilhões de pessoas que vivem nesse planeta, NINGUÉM tem a sua história, sua experiência e o seu ponto de vista.

Às vezes essa ideia passa na minha cabeça e quanto mais o tempo passa, mais vejo que sou realmente diferente.

Diferente, estranho, sempre me senti deslocado.

Fui a criança do contra que largou o futebol para jogar basquete, deixei de torcer para o Brasil na copa porque era sempre o time favorito e queria que um time diferente ganhasse.

Cresci e continuo com a essência de ser do contra, sentindo que não pertenço a este lugar, mas hoje encaro isso de outra maneira.

Ser diferente é a melhor característica possível, é não se conformar em ser igual aos outros e, sinceramente, tenho medo de ser mais um no meio da multidão.

  • Diferente

  • Incomum

  • Deslocado

  • Estranho

  • Fora do padrão

  • Ovelha negra

  • Excêntrico

Já percebeu que quase todos esses termos tem uma conotação negativa?

Tá na hora de mudar essa porra, são as pessoas que carregam esses adjetivos que são as mais criativas, mais inovadoras e que colocam uma marca nesse mundo.

Elon Musk, Leonardo Da Vinci, Steve Jobs, Albert Einstein, Nikola Tesla, Sam Altman, Mark Zuckerberg e Walter Disney são exemplos bem diferentes disso.

Essas são apenas algumas personalidades que mudaram o mundo e a ideia desse projeto é ser o mais prático possível e compartilhar ideias na intenção de te ajudar a colocar algum projeto seu no mundo.

Todas essas pessoas tem características em comum que acredito que podem ser treinadas e podemos usá-las em qualquer situação.

Se conseguimos passar 8 horas em um escritório construindo o sonho de outra pessoa, por que não podemos usar pelo menos algumas horas construindo o nosso próprio?

O objetivo de um projeto paralelo é fazer algo que realmente gostamos, não interessa se vai ser uma ideia de negócio para largar o seu trabalho ou se vai ser um hobbie para aprender alguma habilidade nova.

Por que Tripulantes?

Sabe aquelas histórias de pirata que o navio começa a fazer as expedições e sempre acaba com um tripulante diferente novo?

Uns de tapa-olho, outros com perna de pau, geralmente é um grupo de um monte de gente esquisita que acaba fazendo parte da tripulação.

O mar não é de ninguém e não pertence a nacionalidade nenhuma.

Isso mostra que há espaço para aqueles que se sentem assim e que se você for uma dessas pessoas, você não está sozinho(a).

Não importa o seu destino, se faz parte da tripulação de um navio ou de um foguete, a ideia desse projeto é ser a plataforma para permitir que eu compartilhe qualquer coisa, por mais diferente e esquisito que seja!

🏳️

Desde que o momento que o Tripulantes estiver lançado, essa passa a ser minha mentalidade para compartilhar as coisas sem medo de ser diferente.

Não fiz uma introdução antes, porque a ideia é muito mais importante do que dizer quem sou.

Sou o Pedro, um curitibano de 23 anos tentando se arriscar em mais um projeto novo (depois falo de todos que já deram errado).

Essencialmente sou um profissional de marketing e até agora já passei por 7 empresas diferentes, de startups (Ex-Videnci, Ex-Growth Hackers e Ex-Nimbly) a multinacionais (Ex-Volvo e Ex-KPMG).

Nessa trajetória percebi que independente do lugar que trabalhava ainda faltava alguma coisa e na metade de 2022 recebi o convite de um ex-colega para participar de uma newsletter que hoje já é uma das maiores comunidade de SaaS no Brasil.

Lembro que quando aceitei fazer parte do projeto, a B2B tinha 178 leitores e publiquei minha primeira participação no dia 01 de julho de 2022.

Até a minha saída ~11 meses depois, a B2B estava com mais de 4000 leitores, mais de 100 mil visitas orgânicas e mais de 120 conteúdos escritos (+60 escritos por mim).

O que você vai ver por aqui?

A ideia do Tripulantes é compartilhar minha jornada me arriscando nessa economia de criadores, mais ou menos como um build in public em uma analogia de desenvolvimento de softwares.

Quero criar cada vez mais projetos para me desenvolver e tentar te ajudar ao longo desse caminho.

A famosa Creators Economy (economia de criadores), Solopreneurs (empreendedores solo) ou Company of One (empresa de uma pessoa só).

O objetivo é crescer mais uma newsletter, dessa vez em outra plataforma, e nesse meio do caminho conseguir me conectar com você para criar cada vez mais coisas relevantes para contribuir com outros projetos autônomos!

Essas calls foram algo que comecei a fazer na B2B e consegui conexões muito boas por causa delas, espero ter ajudado as pessoas de alguma maneira e com certeza só tive benefícios, conexões, recomendações de livros, ideias para textos, então é algo que vale a pena continuar fazendo.

Aproveitando o gancho, se você quiser marcar uma call comigo, vou deixar um link em todos os conteúdos para marcar um café virtual para falar de qualquer projeto! Bora marcar um café?

O outro lado de compartilhar a jornada, é um caminho de longo prazo e de consistência.

Como o James Clear fala no livro “Hábitos Atômicos“, melhorar 1% todos os dias tem um impacto gigantesco no longo prazo. Estamos todos no mesmo barco de desenvolvimento pessoal para nos tornarmos melhores em qualquer coisa que desejamos.

Sendo mais prático, o tipo de conteúdo que você vai ver por aqui tem muito a ver com uma analogia que criei:

🏭 Imagine uma fábrica, ela existe para produzir alguma coisa, dentro dela existem máquinas que garantem a produção.

⚙️Cada máquina tem seus e mecanismos e partes que garantem o funcionamento da fábrica.

🪫Por fim, se as máquinas estão fora da tomada sem energia, ela não faz nada.

✅As metas, objetivos e propósito são o que a fábrica produz, e isso sempre pode mudar!

🔋As máquinas são os nossos sistemas e nossa produtividade.

🔌E a energia são os nossos hábitos, o que fazemos todos os dias.

Metas, sistemas e hábitos podem parecer coisas diferentes, mas se não vemos propósito no que estamos fazendo, levantar da cama passa a ser uma tarefa difícil e os hábitos acabam não funcionando.

É tudo um ciclo, ação gera motivação, mas com motivação a ação também fica mais fácil!

🏳️Essa é uma newsletter para todos que ousam ser diferentes, seja bem-vindo(a) à tripulação!

Join the conversation

or to participate.